Astrotalks – Ondas Gravitacionais: Uma descoberta que abalou o mundo

Astrotalks – Ondas Gravitacionais: Uma descoberta que abalou o mundo

Palestra “Ondas Gravitacionais: uma descoberta que abalou o mundo” com Francisco Lobo, doutorado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, lidera o grupo da Cosmologia do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e estuda os mecanismos internos da Natureza e do Cosmos.

Palestra inserida no ciclo ASTROTALKS – Palestras de Astronomia e Astrofísica, organizadas pela SAC – Secção de Astronomia da Associação Académica de Coimbra.

RESUMO DA PALESTRA

A descoberta das ondas gravitacionais é uma das últimas peças para a confirmação da teoria da gravitação de Einstein.
Esta teoria prevê que acontecimentos cataclísmicos, tais como a colisão de dois buracos negros, podem emitir ondulações gravitacionais, que se propagam através do Universo.
Nesta palestra será feita uma breve revisão histórica desta extraordinária descoberta e discutir-se-á a sua importância e utilidade futura.

ENTRADA LIVRE
Público-Alvo: Público em Geral