ASTROTALKS – Como o ALMA ajudou a ver a sombra de um Buraco-Negro

ASTROTALKS – Como o ALMA ajudou a ver a sombra de um Buraco-Negro

Como o ALMA ajudou a ver a sombra de um Buraco-Negro“, com Hugo Messias, investigador no Observatório ALMA e colaborou no projecto EHT (Event Horizon Telescope) que revelou a primeira imagem de um buraco negro.

Palestra inserida no ciclo ASTROTALKS – Palestras de Astronomia e Astrofísica organizadas pela SAC – Secção de Astronomia da Associação Académica de Coimbra.

ENTRADA LIVRE
Público-Alvo: Público em Geral

RESUMO DA PALESTRA:
No passado dia 10 de Abril, o mundo ficou a saber como se parece a sombra de um buraco-negro super-massivo. O facto de se parecer tanto com as previsões mostra que estamos no caminho certo, mas parece que fica uma história por contar. Nesta apresentação, Hugo Messias irá falar sobre a sua experiência como astrónomo do observatório ALMA e como este foi a peça chave para este resultado, o que sabemos sobre M87* neste momento e o que fica ainda por determinar.

BREVE BIOGRAFIA DO ORADOR:
O Hugo Messias é Licenciado em Física (ramo Astronomia e Astrofísica) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Doutorado em Astronomia e Astrofísica pela Universidade de Lisboa.
Após o seu doutoramento, rumou ao Chile para trabalhar na Universidad de Concepción, com dados do maior radiotelescópio do mundo, o Atacama Large Millimeter Array (ALMA). Entre 2014 e 2016, ao abrigo de uma bolsa de pós-doutoramento da FCT, foi o Cientista responsável do Centro Português de Competências ALMA.
Atualmente, o Hugo trabalha como investigador no Observatório ALMA e colaborou no projecto EHT (Event Horizon Telescope) que revelou a primeira imagem de um buraco negro.

Maio 16 2019

Data: Maio 16, 2019