ASSISTÊNCIA MÉDICA EM COIMBRA. 900 ANOS DE HISTÓRIA

A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

ASSISTÊNCIA MÉDICA EM COIMBRA. 900 ANOS DE HISTÓRIA

                                                           S. Teotónio (um dos fundadores do Mosteiro de Sta Cruz) a curar o primeiro rei de Portugal

por José Martins Nunes (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra)

A história da assistência em Coimbra tem mais de 900 anos. O mais antigo hospital que se conhece – Hospital de Milreu, junto à alcaçova – data de antes da nacionalidade e naturalmente não era em nada semelhante aos hospitais que atualmente conhecemos.

Na Idade Média os hospitais eram lugares destinados a dar um teto e a alimentar os mais necessitados, assim como os peregrinos de passagem. Tratavam de doenças do corpo e da alma. Os grandes alicerces da medicina medieval eram os ensinamentos de Galeno, de Rhazes e de Avicena.

Contudo em Coimbra o ensino da medicina e a forte presença de jesuítas e franciscanos primeiro e de judeus, posteriormente, fez com que ao longo da história de Portugal, aqui tivessem recebido ensinamentos de medicina muitas personalidades de grande dimensão nacional como mundial. São exemplos dessa dimensão São Frei Gil de Santarém que estudou filosofia e medicina no Mosteiro de Santa Cruz, Henrique de Cuellar, Affonso de Guevara, João Bravo Chamisso, José Correia Picanço; Físicos judeus de grande relevância como Pedro Nunes, Zacuto, Lusitano ou Jacob Sarmento, entre tantos outros.

Mas Coimbra foi, desde a Fundação de Portugal até aos dias de hoje, o mais importante centro de prática da medicina do País. Os hospitais foram desde sempre importantes locais na prática da medicina e do ensino da medicina. Os pequenos hospitais da idade médica foram no Século XVI fundidos no Hospital Real de D. Manuel I e na Gafaria – hospital dos Lázaros – de Coimbra, um e outro ainda existentes como memória viva, malgrado o Hospital dos Lázaros esteja em ruínas e quase passa despercebida a sua enorme importância que perdurou desde o Século XIII até ao século XX.

A reforma Pombalina de 1772 tornou a fazer a fusão dos muitos hospitais que entretanto ao longo dos séculos XVI a XIX se foram construindo, dando origem aos Hospitais da Universidade de Coimbra.

É no conhecimento da nossa história que se alicerça a matriz do nosso povo e de todos os que fazem de Coimbra a sua terra; É no orgulho do nosso passado como “terra” do conhecimento, que se funda história duma cidade que foi capital do reino e o princípio de muita da história de Portugal.

 

 MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 17H00
Entrada livre

Fevereiro 28 2018

Detalhes

Data: Fevereiro 28
Hora: 5:00 pm - 6:00 pm
Evento Categorias: ,
Website: Visitar Website do evento

Local

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Laboratorio Chimico - Largo Marquês de Pombal
Coimbra, 3000-272 PT

+ Mapa do Google