A RU( apresenta: David Bruno

A Rádio Universidade de Coimbra,
em parceria com o Salão Brazil
apresenta
David Bruno: “Miramar Confidencial”.

O local é Miramar, na orla costeira de Vila Nova de Gaia. Pinturas com as inscrições “Adriano Malheiro Caloteiro” surgiram com abundância em finais de 2018 nas paredes da região, numa extensa área multi-concelho que vai de Mafamude a Silvalde. “Paula-e-Adria- no-Malheiro-Caloteiros-15.000euros”,“Adriano-Malheiro-Caloteiro”,“Casal-Malheiro-Calo-teiros-2.500euros” são algumas das dezenas de inscrições que figuram nos muros da região: praia da Granja, rotunda na Feiteira, cemitério de Mafamude ou Nogueira da Regedoura são locais onde poderá ver o fenómeno com os seus próprios olhos. Muitas já foram apagadas, mas o/a(s) autor/es/as tornaram a pintá-las por cima, no mesmo local. Outra vez. E outra vez. E outra vez. Este estranho fenômeno chamou à atenção de David Bruno, que rapidamente iniciou uma investigação para tentar perceber: “Porquê”?

Pesquisou, Contactou. Perguntou. Ficou na mesma.

É agora chegada a altura de informá-lo de um facto com o qual já poderá ter sido muitas vezes confrontado: o mundo por vezes é uma seca. A verdade? Muitas vezes não interessa ao menino Jesus. E a ficção? É o que um homem quiser. E David Bruno quis que o fenómeno “Adriano Malheiro Caloteiro” fosse o enredo que imaginou na sua mente, um enredo passado algures no início dos anos 90 que envolve um jovem empreiteiro que se encontrava a dar os seus primeiros passos na máfia da construção e se apaixona por uma donzela da região – o seu verdadeiro amor – donzela esta que o rejeita ao ver o futuro de mangongas que o jovem empreiteiro está a montar.

E assim, numa trama romântico-criminal com muita massa chapada à mistura, Adriano é con- frontado com uma escolha: o verdadeiro amor ou o negócio. Escolheu o negócio. E eis que 30 anos depois, a sua vida é isto: muros com o seu nome e o nome da sua conjuge espalhados por Gaia, Santa Maria da Feira e Espinho

Mas Adriano não esquece aqueles anos: os 90’s. A discoteca Iodo em Francelos. Miramar. Granja. O Horto Flor do Norte. O Aparthotel Céu Azul. A Capela do Sr. Da Pedra. O Sorvetes do Solar. O Hotel Mirassol. Alguns continuam no mesmo sítio, a olhar para ele, todos os dias, cúmplices dos momentos passados naquela época em que a vida lhe ofereceu hipóteses. Mas agora é tarde demais. E enquanto termina um Safari-Cola no Bar da Bano a contemplar o pôr do sol, recorda-se desses tempos: este álbum é essa recordação transformada num objecto artístico.

A música e o vídeo são o suporte que David Bruno utiliza para lhe contar a história que imaginou na sua cabeça enquanto passava pelos supramencionados murais e que aqui lhe apresenta neste “ Miramar Confidencial”, um álbum onde uma vez mais o sampling é o prin- cipal meio utilizado para dar corpo às ideias e conceitos imaginados por David Bruno e onde quase todos os samples utilizados foram retirados de bandas sonoras de filmes de acção de artistas como Jean-Claude Van Damme ou Steven Seagal. O artwork da capa é ins- pirado no filme “Above the Law” – um filme de 1989 que catapultou o então jovem Steven Seagal para a ribalta.

Neste disco David Bruno tornou a trabalhar o seu guitarrista favorito – o jovem e talen- toso Narco Duarte de Barcelos – que aqui continua o seu percurso ascendente iniciado em “O Último Tango em Mafamude” como solista romântico – mas também há espaço para as rimas de Mike El Nite e Alferes M. (alter ego de Minus & Mr. Dolly), para os arranjos de teclas de Bruno de Seda, para a voz de Fernando Alvim, Este Senhor (Bondage) ou Samuel Úria. A produção e realização do vídeo assim como o artwork da capa são da autoria de Maria Leo- nor Figueiredo e o merchandise foi pensado e desenvolvidos pelo vimaranense Sr. Mogege.

Agora resta convidá-lo/a a encostar-se para trás e entrar neste universo imaginário lu- so-kitsch à moda de Vila Nova de Gaia que cruza a realidade e a ficção, os empreiteiros e os filmes de acção da década de 90, a praia de Miramar e a praia de Benidorm, Steven Seagal e Adriano Malheiro. “Miramar Confidencial” é isso tudo, deixando ao mesmo tempo espaço na imaginação do/a caro/a ouvinte para que o possa desconstruir e imaginar outra história à sua maneira: por favor, sinta-se à vontade para tal.

Video Album: https://bit.ly/2FmOHgT
Facebook: @davidbrunodegaia