Dark Matter Day 2019: Finding the missing matter

Dark Matter Day 2019: Finding the missing matter

LIP-Coimbra e o RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, associados ao dia internacional da matéria escura, vão promover uma palestra pública.

O Doutor Cláudio Pascoal da Silva virá falar-nos sobre “Dark Matter Day 2019: Finding the missing matter“.

Cláudio Pascoal da Silva é Professor Auxiliar Convidado e investigador do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas da Universidade de Coimbra.

Entrada Livre
Público-alvo: Público em geral

Breve resumo:

No próximo dia 31 de Outubro celebra-se o dia internacional da matéria escura – um dos maiores enigmas da ciência contemporânea. A matéria escura é conhecida apenas pelo seu efeito gravitacional no universo e é essencial para manter as galáxias agregadas. Apesar de ser quatro vezes mais abundante do que a matéria conhecida, continua a escapar a todas as tentativas de deteção. Nesta palestra discutir-se-á o que é a matéria escura, porque acreditamos na sua existência e como a pretendemos detectar no futuro.  O LIP-Coimbra participa desde 2004 em experiências de deteção direta de matéria escura e conta actualmente com uma equipa de 13 investigadores e estudantes envolvidos na construção e operação do detector LUX-ZEPLIN (LZ). LZ funcionará numa mina de ouro nos Estados Unidos a 1500 m de profundidade e vai ser o maior e mais sensível detector de matéria escura jamais construído. Iniciará a sua operação no próximo ano e poderá pela primeira vez detectar esta matéria misteriosa.

Evento no Facebook

Outubro 31 2019