Apresentação do livro: Cientistas Portugueses

Apresentação do livro: Cientistas Portugueses

Apresentação do livro “Cientistas Portugueses” de David Marçal (bioquímico e coordenador da rede GPS-Global Portuguese Scientists), seguido de debate em que participam o autor, o biólogo Nuno Ferrand (biólogo e investigador do CIBIO-InBio) e com a moderação da jornalista Catarina Carvalho (directora executiva do Diário de Notícias).

Público-Alvo: Público em Geral
ENTRADA LIVRE, mas de inscrição obrigatória.

SINOPSE DO LIVRO:
Em Portugal, a ciência desenvolveu-se de forma rápida e inédita nas últimas décadas. Temos hoje mais investigadores científicos do que nunca (e cerca de metade são mulheres), cujo trabalho tem muito mais impacto do que antes. Mas o seu estatuto profissional diminuiu. Só uma ínfima minoria dos doutorados consegue entrar para os quadros de uma universidade. Para os outros, a vida é semelhante à de um futebolista: têm de estar no clube certo em cada momento, poucos atingem um elevado grau de reconhecimento e a sua carreira pode estar acabada antes dos 40. Este livro traça um retrato vívido de quem faz investigação científica por cá. O que os motiva a ficar no país ou a partir? Como conjugam a paixão pela ciência com a vida pessoal? Eis do que falamos quando nos referimos aos cientistas portugueses.

Fevereiro 20 2019

Data: Fevereiro 20, 2019