11º Aniversário do RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

11º Aniversário do RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

O RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra abriu as suas portas no dia de 24 de Novembro de 2008, dia de aniversário do professor e poeta Rómulo de Carvalho e Dia Nacional da Cultura Científica, no edifício do Departamento de Física daquela Universidade.

No próximo dia 25 de Novembro comemora os onze anos de funcionamento como centro de recursos para a difusão da cultura científica na sociedade e a aprendizagem das ciências.  A Biblioteca do Rómulo passou dos cerca de 3000 títulos iniciais para cerca de 50000 itens, uma notável colecção de livros, revistas, CD e DVD sobre os mais variados temas de ciência e sociedade à disposição de todos os interessados.

O RÓMULO, que integra a rede de Centros Ciência Viva espalhados pelo país, tem sido palco de numerosas actividades de cultura científica, nas últimas duas semanas, dinamizou sete palestras, incluindo nomes como Artur Santos Silva, Sérgio Godinho e José Tavares, e por ele têm passado grandes figuras nacionais como, além destes, P. Tolentino de Mendonça, Adriano Moreira, João Lobo Antunes, José Mariano Gago, etc.

Para Carlos Fiolhais, director do Centro, “este é um dos sítios do país onde a ciência tem estado mais viva ao serviço da sociedade e da cultura. Há um ano, abrimos a escola Ciência Viva, com as escolas do município de Cantanhede, e este ano inauguramos uma exposição sobre as mulheres cientistas, que circulará pelo país, e uma moderna oficina aberta a todos.”

Pelas 15h00, abrirá a exposição Ciência no Feminino, que mostra as maiores cientistas de sempre no mundo e em Portugal, a que se seguirá, pelas 15h15 a inauguração do Dòing – Espaço maker, pelo Dr. Pedro Pombo, Director da Fábrica Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro, que fará a apresentação deste espaço oficinal e orientará os workshops de apresentação desta oficina, única em Coimbra e na Universidade.

Pelas 17h00, terá lugar a palestra intitulada “O Nobel da Física de 2019:  James Peebles e a Cosmologia Física”, pelo Professor Paulo Crawford, da Universidade de Lisboa, que abordará a origem do Universo, incluindo os mistérios da energia negra e da matéria negra. Carlos Fiolhais, director do RÓMULO, apresentará o convidado. A sessão é aberta ao público em geral, havendo lugar a diálogo com o orador.

A celebração terminará com o bolo de aniversário e o já habitual magusto às 18h00.

Novembro 25 2019

Data: Novembro 25, 2019