10 ANOS ECOSOL-CES | Construir Juntos Economia Solidária

10 ANOS ECOSOL-CES | Construir Juntos Economia Solidária

O Grupo ECOSOL-CES foi criado em 2018 por pesquisadores de pós-graduação envolvidos com o tema da economia solidária com o objetivo de organizar um debate teórico, metodológico e político do tema, qualificar os estudos de pós-graduação dos alunos envolvidos e realizar produtos coletivos do grupo. Hoje, cumpridos 10 anos de existência, o grupo ECOSOL-CES pretende reunir os atuais e antigos membros, os investigadores e linhas do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra que partilham o conhecimento sobre as iniciativas alternativas à economia capitalista e as organizações amigas que têm acompanhado esta fase da vida do Grupo, para discutir o futuro.

Dia 22 de maio

9:30 – 12:30: Um balanço partilhado da atividade do ECOSOL CES

• “Uma contribuição para a reflexão sobre a economia solidária em Portugal” por Aline Mendonça Santos, Luciane Lucas dos Santos e Pedro Hespanha
  • Síntese das realizações, depoimentos e propostas
  • Exposição de cartazes, fotografias, vídeos sobre atividades do ECOSOL CES
  • Convidados: Atuais e ex-membros do ECOSOL CES, RedPES, Casa de Esquina, Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social, Casa do Sal, Coolabora, Cooperativa de Miro, Rede Colaborativa do Baixo Mondego, etc.

12:30 – 14:30: Almoço solidário

14:30 – 17:30: Diálogos cruzados sobre diferentes modos de construir alternativas

• Painel sobre temas fronteira com outros grupos e linhas de investigação/reflexão do CES [com representantes do ALICE, COMUNS, CRISALT, Oficina ECOSOC, PEOPLES’, RETS, etc.]

Dia 23 de maio

9:30 – 12:30: Debates sobre o associativismo (no lançamento da edição portuguesa de Economia Social e Solidária. Práticas, teorias e debates de J.-L. Laville)

• Comentários Rogério Roque Amaro, Rui Namorado, Sílvia Ferreira, Alunos do MESS/ISCTE, etc.

12:30 – 14:30: Almoço solidário (Armazém Multiusos, Salina de Lavos)

14:30 – 17:00: O que fazer? Debate alargado sobre o futuro

__________