10 anos | 10 figuras > Cultura como Expulsão : a Expulsão Pombalina dos Jesuítas na História das Expulsões Portuguesas

No âmbito do programa 10 ANOS | 10 FIGURAS, o RÓMULO realiza a sessão intitulada “Cultura como expulsão: a expulsão pombalina dos Jesuítas na história das expulsões portuguesas“, com José Eduardo Franco, historiador, investigador das grandes polémicas históricas que marcaram a vida cultural, política e religiosa do nosso país, e autor de vasta obra neste domínio.

O programa “10 Anos | 10 Figuras“, desenvolvido no âmbito da celebração do 10.º Aniversário do Rómulo (a 24 de Novembro de 2018), presta homenagem a algumas figuras proeminentes da cultura e da ciência nacionais e conta com a moderação do Director do Centro, Professor Carlos Fiolhais.

A entrada é livre e destinada ao público em geral, dando lugar ao diálogo com o convidado homenageado.

Sobre o convidado:

José Eduardo Franco (nascido no Machico, Madeira, em 1969), professor da Universidade Aberta e titular da cátedra Infante D. Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização,  é historiador, ensaísta e poeta especializado em História da Cultura. Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris em História e Civilização e Doutorado em Cultura pela Universidade de Aveiro. Tem desenvolvido trabalhos originais de investigação nos domínios da mitologia portuguesa e das grandes polémicas históricas que marcaram a vida cultural, política e religiosa do nosso país, sendo autor de vasta obra neste domínio. Para além de ser articulista assíduo da imprensa, tem várias dezenas de artigos publicados nas áreas da História, da Mitocrítica, da Hermenêutica da Cultura, da Filosofia, da Ciência das Religiões, das Ciências da Educação e da História da Mulher. Foi membro da comissão coordenadora do projecto da edição crítica da Obra Completa do Padre Manuel Antunes, SJ, em processo de publicação pela Fundação Calouste Gulbenkian; coordenou a edição no Círculo de Leitores da Obra Completa do Padre António Vieira e coordena actualmente na mesma editora as Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa e  o projecto de edição crítica da Obra Completa do Marquês de Pombal. Integra o CLEPUL –  Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa. Tem vasta obra publicada em várias editoras.

Junho 04 2019

Data: Junho 4, 2019