VISTO DE COIMBRA – OS JESUÍTAS ENTRE PORTUGAL E O MUNDO

A carregar Eventos

INAUGURAÇÃO 22 DE SETEMBRO | 16H30

A exposição Visto de Coimbra – os Jesuítas entre Portugal e o Mundo tem o seu foco sobre a Companhia de Jesus, que ocupou os espaços onde hoje está instalado o Museu da Ciência da UC, coincidindo com um momento de impacto mediático da Companhia, seja pelo filme Silêncio de Scorcese, pelas descobertas recentes de documentação na Sé Nova de Coimbra, ou pela visita a Portugal do primeiro Papa jesuíta de sempre.

A exposição divide-se em dois espaços, um dedicado à História da Companhia em Coimbra, outro às missões jesuítas no mundo.

Os objetos das coleções do Museu da Ciência, em particular da coleção etnográfica, ilustram o contexto religioso, social e cultural com que os jesuítas se confrontaram na sua vertente de evangelização. Livros, manuscritos e outra documentação pertencem aos acervos do Arquivo da UC e da Biblioteca Geral da UC. Alguns tesouros jesuítas relevantes foram solicitados a outras entidades: o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, o Museu Nacional de Machado de Castro, a Diocese de Coimbra, a Confraria da Rainha Santa, a Comunidade do Noviciado do Santo Nome de Jesus. Estão ainda em exibição objectos de colecções particulares gentilmente cedidos por Louzã Henriques, Carlos Nabais Conde, Maria do Rosário Martins e Eugénio Maia do Amaral.

Setembro 22 2017

Detalhes

Início: Setembro 22
Fim: Março 18, 2018
Categorias do Evento: ,
Website: Visitar Site do Evento

Local

Museu da Ciência da UC

Laboratorio Chimico, Largo Marquês de Pombal
Coimbra, Portugal

+ Mapa do Google

Organizador

Museu da Ciência da UC