Seminário Internacional Práticas Arquivo em Artes Performativas

Seminário Internacional Práticas Arquivo em Artes Performativas

O evento decorrerá no TAGV (dia 16 de novembro) e no Teatro Nacional São João/Mosteiro São Bento da Vitória (17 e 18 de novembro).
Cada um dos dias abre com uma conferência plenária, seguindo-se a apresentação, análise e debate de casos nacionais e internacionais. Está prevista a realização de dois workshops, respetivamente sobre “Documentação e Indexação em Artes Performativas” e “Software e Gestão de Arquivos Digitais”. Numa segunda fase será publicada uma monografia com uma seleção de textos apresentados, documentando o debate e inscrevendo-o a seu modo no espaço público, junto da comunidade de criadores, investigadores, agentes e instituições do meio artístico. A complementaridade entre as diversas ações propostas com este seminário é especialmente importante num país marcado por dificuldades na relação (material e imaterial) com o arquivo e a documentação, em certo sentido relacionáveis com o “país da não inscrição” a que se referiu o filósofo José Gil.

entidades promotoras Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX/ CEIS20, Instituto de História da Arte – FCSH NOVA, Fundação GDA, TAGV, Teatro Nacional São João/Centro de Documentação MSBV

coordenação Cláudia Madeira (Instituto de História da Arte – FCSH NOVA/ Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – NOVA FCSH), Fernando Matos de Oliveira (CEIS20/ Universidade de Coimbra, TAGV), Hélia Marçal (Instituto de História da Arte – FCSH NOVA/ Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – NOVA FCSH)

fotografia Cláudia Morais

programa em http://bit.ly/2zt9Ot9