Mistérios da água: propriedades de uma substância extraordinária

• Este evento já decorreu.

Palestra “Mistérios da Água : Propriedades de uma Substância Extraordinária” com José Teixeira Dias, Professor jubilado da Universidade de Aveiro e investigador do Centro de Química-Física Molecular da Universidade de Coimbra.

Esta palestra é realizada com a colaboração do Núcleo de Estudantes da Associação Académica de Coimbra.

Resumo da palestra

A água é uma das poucas substâncias que, na fase sólida, flutua em cima da fase líquida.  E tem uma capacidade de absorção de calor verdadeiramente invulgar (é por isso é que as temperaturas são amenas perto da costa)? Por ser um extraordinário solvente, a água desempenha um papel importantíssimo na vida tal como a conhecemos na Terra.

Essa substância, tão comum no nosso planeta (no qual existe em três estados: sólido, líquido e gasoso) tem algumas propriedades muito estranhas. Hoje sabemos muito sobre a água, com base no conhecimento da sua estrutura e dinâmica molecular, mas essa substância continua a ser objecto de investigação. Alguns mistérios foram revelados, mas outros permanecem por esclarecer.

ENTRADA LIVRE
Público-Alvo: Público em Geral

Novembro 14 2017

Data: Novembro 14