JOÃO RODRIGUES DE ALMEIDA SANTOS, O DIFRACTÓMETRO DE RAIOS X E OUTRAS HISTÓRIAS

JOÃO RODRIGUES DE ALMEIDA SANTOS, O DIFRACTÓMETRO DE RAIOS X E OUTRAS HISTÓRIAS

por Gilberto Pereira (Museu da Ciência da UC)

Nesta apresentação iremos debruçar-nos sobre a vida e a obra de João Rodrigues de Almeida Santos, realçando o seu trabalho como professor de Física na Universidade de Coimbra (entre 1926 e 1974) e como director do Laboratório de Física (entre 1947 e 1974).
Iremos também dar a conhecer, entre outras histórias, o difractómetro de raios X que foi utilizado por Almeida Santos nas suas experiências e que foi recentemente salvo do «esquecimento».

João Rodrigues de Almeida Santos (1906-1975), natural de Viseu, licenciou-se em Ciências Físico-Químicas e em Ciências Matemáticas na Universidade de Coimbra (UC). Prosseguiu os seus estudos em Manchester, Inglaterra, onde se especializou em estudos de cristalografia de raios X, no laboratório de William Lawrence Bragg (prémio Nobel da Física em 1915, juntamente com o seu pai William Henry Bragg). Em 1934 concluiu o doutoramento pela Victoria University of Manchester, tornando-se assim o segundo membro do Laboratório de Física da UC a concluir o doutoramento no estrangeiro (o primeiro tinha sido Mário Silva, 1901-1977, em 1929). Com a reforma compulsiva de Mário Silva, em 1947, Almeida Santos ocupou o lugar de Director do Laboratório até 1974.

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 17H00