Em torno de Francisco Suárez

Em torno de Francisco Suárez

Esta exposição serve três objetivos: receber em Coimbra os participantes no 1º Encontro Internacional Pensar o Barroco em Portugal (Porto – Coimbra, 26-28 junho 2017), homenagear e dar a conhecer um dos professores mais notáveis da Universidade de Coimbra e comemorar o quarto Centenário da sua morte.

Francisco Suárez (1548-1617) foi um dos primeiros a pensar a condição antropológica e legal da escravatura em ‘De legibus’ (Coimbra, 1612). No seu ‘Defensio fidei Catholicae…’ (Coimbra, 1613) rebateu, por conta do Papa, a formulação do direito divino dos reis que tinha sido avançada por Jaime I de Inglaterra. O livro foi queimado em Londres (e em Paris!). É considerado um mestre do direito internacional, na esteira de Francisco de Vitória e antes de Grotius.

Tendo em consideração o grande número de trabalhos publicados por Francisco Suárez, concentrámo-nos em pontos altos do pensamento teológico, jurídico e político da Segunda Escolástica, em Coimbra e em Portugal, na qual Suárez se inclui. O objetivo é sobretudo tornar clara a ideia de que em Coimbra, nos séculos XVI e XVII, a Filosofia foi muito mais do que os famosos Conimbricenses.

Biblioteca Joanina (Piso intermédio) | 27 de junho – 2 de outubro 2017

Catálogo