Ciência às Seis! – “Neandertal”

Ciência às Seis! – “Neandertal”

Neandertal” com João Zilhão, Arqueólogo e Professor na Universidade de Barcelona e de Lisboa. Fundador e Director do Instituto Português de Arqueologia.

Palestra inserida no Ciclo de palestras “CIÊNCIA ÀS SEIS“, coordenado por António Piedade, Bioquímico e Divulgador de Ciência.

ENTRADA LIVRE
Público-Alvo: Público em Geral

RESUMO DA PALESTRA:
“Na realidade, a “arte” pré-histórica é comunicação por imagens. O seu valor estético faz com que continue a causar admiração ao homem de hoje mesmo quando, na falta de um registo escrito ou de informadores orais, o significado preciso dessas imagens está para sempre perdido. Para o arqueólogo, as questões que ela coloca são por isso aquelas para as quais o método científico pode trazer respostas relativas aos modos de vida das gentes do passado. Por exemplo: Quando foi feita? Por quem foi feita? Como é que os lugares de “arte” se relacionam com os lugares de “habitação” e o que é essa relação nos diz sobre mundivisão, organização social, etc.? E, no que respeita à evolução humana: Como é que esta abordagem arqueológica da “arte” pré-histórica contribui para esclarecer questões relacionadas com as origens da comunicação por símbolos visuais? E, à luz das últimas datações obtidas para os primórdios da arte parietal na Península Ibérica, em que é essa abordagem contribui para uma melhor compreensão do homem de Neandertal? Destas questões se tratará.”

Junho 13 2018

Data: Junho 13, 2018