Apresentação do livro “Uma visita aos algarves e outros contos do sul”

Apresentação do livro “Uma visita aos algarves e outros contos do sul”

Apresentação do livro “Uma visita aos algarves e outros contos do sul”, publicado pela editora On y va, da autoria do escritor António Manuel Venda. A ilustração da capa, assim como as imagens de abertura da cada história, são da autoria da artista de Coimbra, Madalena Palmeira.

O livro será apresentado, com a presença do autor e da ilustradora, por Carlos Fiolhais, professor de Física da Universidade de Coimbra e director do Rómulo. Na sessão, aberta a todos os interessados, haverá lugar à participação do público. No fim haverá sessão de autógrafos.

Biografia do autor:

António Manuel Venda nasceu em Monchique, no Algarve, em 1968.
Publicou mais de uma dezena de livros de ficção e alguns títulos de outros géneros.
Recebeu prémios literários de várias instituições: Centro Nacional de Cultura, Câmara Municipal de Almada, Instituto Abel Salazar, Secretaria de Estado da Cultura e Sociedade Portuguesa de Autores.
Um crítico literário escreveu que «nos habituámos a ir descobrindo os seus livros como se fôssemos exploradores em busca da última mina perdida da escrita».

Resumo da obra:

Neste seu livro, António Manuel Venda passa de uma tarde de Agosto em 2007 para uma outra de 2051, as duas em terras dos algarves. Na primeira um calor imenso, na segunda o tempo a trazer o frio num ano em que as monções os equinócios e os equinócios andam com as voltas trocadas. São as balizas de um jogo de quatro histórias com a presença do mesmo escritor da Serra de Monchique, a serra que se transforma em dois dinossauros adormecidos quando é avistada de longe. O jogo de uma vida, é isso que está nas histórias, desde um ataque romano na foz do Rio Guadiana até à visita do novíssimo nobel português a Monchique, a capital dos algarves serrenhos. No meio uma incursão histórica ao Alentejo e uma digressão sobre um futuro que se afigura aterrador, com o mesmo escritor como personagem.

ENTRADA LIVRE

Público-alvo: Público em Geral